Mulheres ao Ataque


- Nos campos do inimigo -

Do sem número de absurdos que compõem Mulheres ao Ataque, o mais equivocado deles parece ser a tentativa de forçar o filme como o mais novo exemplar de comédia feminina em Hollywood. Algum tempo atrás quando Kristen Wiig, Annie Mumolo e Paul Feig fizeram Missão Madrinha de Casamento e sacudiram a indústria de maneira inacreditável -qual executivo aceitaria a ideia de um filme sobre mulheres maduras que não falam em homens a cada duas linhas de diálogo?- um novo filão parecia ter sido aberto, mas a qualidade deplorável de cada tentativa posterior, excetuando-se talvez A Escolha Perfeita, provaram que o interesse em dar voz às mulheres, e nestes casos, à sua maravilhosa comicidade, ainda não é uma realidade completa.

Mulheres ao Ataque não parece acreditar muito em suas próprias desculpa de que está ali para dar vez e voz à personagens femininas, já que desde o primeiro momento somos bombardeados com estereótipos da pior espécie. Cameron Diaz é a advogada forte e cética, Leslie Mann é a dona de casa que vive em função do marido, e Kate Upton é a gostosa desprovida de inteligência. Não bastasse isso, ainda existe um prazer discreto em levar essa objetificação à níveis mesquinhos, como no caso da rapper Nicki Minaj, que é usada como mais um commodity de sensualidade, com seu enorme traseiro ocupando grande parte dos planos baixos em que ela é filmada. Na verdade isso não é tão surpreendente quando, no escopo geral, este é um filme de mulheres adultas que não tem qualquer outra aspiração na vida se não a de se vingar do homem infiel colocando laxante em sua bebida e removedor de pêlos em seu shampoo; chamar este de ‘women-comedy‘ é no mínimo ofensivo.

Inclusive, intitular-se de comédia mas desperdiçar o carisma de Diaz e a graça de Mann é quase um crime. Para um pouco mais de insight sobre como Cassavetes e seu filme tentam levantar a bandeira do feminismo enquanto reforçam todos os mais velhos cansados estereótipos que vão de encontro à luta, recomendo a leitura deste artigo que Alison Willmore escreveu no BuzzFeed a alguns dias atrás. Ela tem muito mais paciência do que eu, para explicar porque Hollywood continua tão hipócrita quanto sempre foi.

Mulheres ao Ataque (★)
Nick Cassavetes, Estados Unidos, 2014

IMDB ROTTEN KRITZ FILMOW